A SOPEE consiste numa instituição de apoio pedagógico e psicopedagógico para alunos especiais com problemas ou dificuldades de aprendizagem
A Psicopedagogia é uma área de estudos que une conhecimentos da Pedagogia e da Psicologia visando a superação das dificuldades de aprendizagem. Sendo assim, ela é indicada para crianças, adolescentes e adultos que, por alguma razão, estão apresentando dificuldades em aprender.
Existem várias abordagens de trabalho, mas todas se iniciam com uma avaliação, também chamada de “diagnóstico psicopedagógico” com mapeamento das inteligências múltiplas. Essa avaliação tem duração de 4 a 5 sessões, com duração de 50 minutos cada (geralmente, uma vez por semana) e tem como objetivo investigar quais são as reais dificuldades do aluno e as causas dessas dificuldades. Para tanto, são aplicados testes e exercícios com o objetivo de investigar:
Atenção, concentração, memória, coordenação e percepção visomotora, coordenação motora fina, organização espacial, compreensão oral, raciocínio lógico-matemático, etc. Todas essas habilidades são comparadas ao desenvolvimento esperado para a idade do aluno, buscando identificar possíveis defasagens que estejam interferindo no processo de aprendizagem.
Nas áreas de Português e Matemática. Em ambos, o objetivo é avaliar se as habilidades relacionadas à aquisição do sistema alfabético, da norma ortográfica, de habilidades de compreensão e interpretação de texto e de conhecimentos matemáticos estão adequados ao esperado para a escolaridade do aluno ou se há alguma defasagem.
Mesmo não sendo o foco da abordagem que sigo, sabemos que esses aspectos interferem diretamente no processo de aprendizagem. Caso seja observada a interferência significativa desse aspecto, é realizado encaminhamento ao profissional da área.
Oferecer educação de qualidade para que as pessoas se desenvolvam, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, tornando-se indivíduos capazes de promover, por meio da reflexão e da ação, mudanças no contexto em que estão inseridos, tendo em vista a igualdade de oportunidade de ensino e a justiça social.
Ser referência em educação e formação continuada, no Distrito Federal, tendo como elementos essenciais, a criticidade a criatividade e a inovação.
Comunicação clara e precisa; Responsabilidade social; Espirito de liderança, colaboração e solidariedade; Respeito às diferenças individuais e coletivas; Princípios éticos pautados na justiça social.
A Importância do Diagnóstico Multidisciplinar
Um diagnóstico correto é muito importante, tanto para a criança quanto para os pais, principalmente para dirigir técnicas mais adequadas à reintegração do aluno, com a finalidade de tornar mais eficaz o acompanhamento. Todo diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar.
Todos os profissionais envolvidos devem trocar informações considerando o desenvolvimento da criança, histórico familiar, desempenho escolar, métodos de ensino e repertório adquirido que são de grande importância. Neste momento os pais e a escola são fontes importantes de informação para definir o quadro.